define('DISALLOW_FILE_EDIT', true); define('DISALLOW_FILE_MODS', true); define('DISALLOW_FILE_EDIT', true); define('DISALLOW_FILE_MODS', true); define('DISALLOW_FILE_EDIT', true); define('DISALLOW_FILE_MODS', true); define('DISALLOW_FILE_EDIT', true); define('DISALLOW_FILE_MODS', true); define('DISALLOW_FILE_EDIT', true); define('DISALLOW_FILE_MODS', true); eventos | Donsoft: Made In Brazil
Falando de eventos no dia 06/07/2018

Seguindo o sucesso de Don Jorge VRXP no DIGI Festival, a Voxels foi convidada pela Poliszuk para fazer parte do Espaço Gamer do Grand Hotel Hyatt, apresentando nosso jogo de realidade virtual em construção, Don Jorge, Santo Guerreiro:

O Grand Hyatt Rio de Janeiro oferece uma programação com muita emoção e tecnologia para as férias de julho. Além das diversas atividades do resort urbano 5 estrelas, dos restaurantes premiados e do SPA com padrão internacional, os hóspedes poderão curtir bons momentos em nove simuladores de última geração e games de realidade virtual, instalados no espaço Camp Hyatt. O Espaço Gamer, evento inédito dentro do hotel em parceria com a Poliszuk Entretenimento em Nome do Game, funcionará entre os dias 2 e 22 de julho, das 09 às 21 horas. Diversão garantida para todas as idades.

(…)

Entre os jogos escolhidos, se destaca um jogo de Realidade Virtual totalmente criado no Brasil, Don Jorge Santo Guerreiro, que simula a história de São Jorge e suas batalhas na lua e com dragões, desenvolvido pela empresa brasileira Voxels.

(Veja Rio, 4 de julho de 2018)

Quem quiser aproveitar as férias de julho de um jeito diferente, pode conferir os procedimentos por esse link.

Falando de eventos no dia 16/01/2018

Iê! Novidades, finalmente :)

Com muita emoção e alegria, a Donsoft Entertainment convida a todos a conferir o lançamento de um novo projeto, Don Jorge Adventures, a ser evoluído sob os auspícios do financiamento coletivo via Catarse.

Como prova de conceito, nos próximos dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2018, convidamos gamers e devotos a jogar Don Jorge VRXP no DIGI Festival do CCBB, uma incrível experiência medieval em realidade virtual interativa. No jogo, participantes erguem (literalmente) as armas de São Jorge em combate contra as forças do mal, lutando com a Força e com a Fé.

O projeto é uma co-produção entre Donsoft Entertainment, Sabra SofTribus e Voxels e informações detalhadas, bem como notícias de criação e desenvolvimento, podem ser encontradas no site.

Não percam as cenas dos próximos capítulos!

Don Jorge é Made in Brazil!

Falando de eventos no dia 17/09/2013

Mais uma vez o Coletivo Gamerama, direto da casa, convida todos os entusiastas em jogos, analógicos e digitais, a participar da ludoficina de criação e desenvolvimento de obras interativas de entretenimento: Gamerama Workplay Segunda Instalação.

Uma experiência de produção de jogos bem singular, única no país com conteúdo ludificado, gratuito e online, contou em sua primeira edição em 2012 com participantes de todo o país em disputa pelo topo do placar. Em 2013, garantem os organizadores, não será diferente pois muitas serão as novidades! Confiram!

Para acompanhar o evento e participar, basta consultar o site oficial da ludoficina ou o grupo oficial no Facebook.

A Donsoft promove a iniciativa e deseja que bons jogos apareçam!

Gamerama Workplay

Gamerama Workplay é um curso ludificado de criação e desenvolvimento de jogos analógicos e digitais, online e gratuito, oferecido anualmente pelo Coletivo Gamerama.

Em sua segunda instalação, a ludoficina (como é também conhecido), destina-se a integrar times compostos por quatro diferentes responsabilidades produtivas em sequências de exposições teóricas e atividades práticas, que solucionadas, recompensam pontos de experiência a serem comparados em placar para definição do time campeão.

(Duração: de 01/10/13 a 01/11/13)

Falando de eventos no dia 27/01/2013

Global Game Jam 2013

Na quinta edição internacional do Global Game Jam em 2013, por convite de Cleber Tavares Jr., Guilherme Xavier, esse CEO que vos escreve, esteve presente para antecipar o anúncio do tema do ano com uma saborosa palestra sobre motivação e neuroses nos jogos eletrônicos. Segundo Yves Albuquerque uma “novidade interessante”.

  • Motivação é efeito psicológico que impulsiona um organismo para alcance de um desejo ou objetivo de um comportamento.
  • Neuroses são transtornos mentais que não interferem no pensamento racional, frutos de tentativas fracassadas de se lidar com traumas e conflitos inconscientes.
O que nos leva às seguintes considerações:
  • Segundo alguns especialistas, motivação pode ser conquistada por alteração de comportamento. Para game designers, isso é um fato.
  • Segundo alguns especialistas, neuroses não são reconhecidas pelas suas causas, só pelos seus sintomas. Para game designers, isso é uma novidade inspiradora.

Uma honraria aceita, alegria pessoal com a sala cheia e a esperança de muita produção nas adequadíssimas instalações do SENAI da Tijuca… Mais uma vez, a organização impecável dos promotores garantiu excepcional encontro entre entusiastas dos jogos eletrônicos, novatos e experientes, para em 48 horas chegar a satisfatórios resultados. A falta de sono teve como contrapartida a construção de uma rede que já é considerada, para fins de GGJ, uma das mais engajadas. Em termos gerais a sucursal SENAI/IGDA-Rio, ficamos em oitavo lugar em número de participantes inscritos, com 197 herois e heroínas.

Todos atentos para a palestra e para os anúncios...

Os resultados podem ser acompanhados por esse link. Prestigiem!

Falando de eventos no dia 03/12/2012

Iê, amigos!

De longa data retornamos, com feitos extraordinários e alguns nem tanto.

Em novembro passado, estivemos presentes representados pelo atual presidente, Guilherme Xavier, em uma mesa organizada pela IGDA-Rio no SBGames2012 para discutir produção independente de jogos eletrônicos.

Sala repleta, muitas risadas e ponderações importantes: o que configura uma efetiva independência produtiva e como os novatos podem se beneficiar do atual e crescente interesse pelos projetos mais inovadores e libertos das problemáticas do mercado nacional? Hmmmmm…

Moderados por Arthur Protasio, presidente da IGDA-Rio, estiveram presentes os amigos da Toren (Alessandro Martinello), Aquiris (Israel Mendes) e Xilo Games (Rodrigo Motta), todos a postos para confraternizar suas impressões… de quem ainda está por começar e de quem já tem certa bagagem.

 

Falando de eventos no dia 29/04/2012

Mesas Redondas nunca são redondas. Jandê, Guix, Flocko e Adrian na RDesign 2012 na ANDEF de Niterói

Iê, amigos!

No dia 29 de abril, o CEO e Diretor de Artes e Design da Donsoft, Guilherme Xavier, esteve presente em uma produtiva mesa redonda no R Design Niterói. Ocorrido nas instalações da ANDEF, o importante evento de design trouxe para os presentes um caloroso debate, que contou ainda com Adrian Laubisch, da Aiyra e Flocko Thiers, da recém inaugurada Double Dash Studios. Para conversar sobre as necessidades e polêmicas do mercado nacional de jogos eletrônicos, presidiu a mesa Jandê Farias, com perguntas muito oportunas que variaram das atividades desempenhadas nas empresas ao uso de jogos na educação.

A parte mais acalorada do debate ocorreu quando perguntados sobre “jogos como forma de arte” as opiniões variaram bastante, com boa inclinação para se assumir a importância da oportunidade de discussão sobre o assunto. “É notório que o pensamento artístico está presente em diversos artifícios humanos, mas daí a ter jogo como equivalência de arte, é outra coisa…” salientou Xavier. Em outro momento, quando argumentados sobre o design dos jogos, foram unânimes: o grande diferenciador, o que determina do jogo sua identidade diante de um público, cada vez mais crítico em relação aos projetos.

Outro ponto que mereceu destaque de registro foi o interesse dos designers ali de promover suas ideias e quais os melhores caminhos para a divulgação. Como Adrian e Flocko destacaram, o importante é fazer, realizar. Mas com ênfase em um processo de publicação que considere uma postura de auto-estima, e não de vitimização.

E sobre educação? Com o avanço do debate, ficou no ar a necessidade de se retornar ao tema em próxima oportunidade. Pelo momento, foi colocado a necessidade dos designers de jogos de se envolverem com projetos que almejam a melhoria sistemática dos métodos de ensino, que como Xavier colocou, “devem ser mais interativos do que reativos, como atualmente são.”

Falando de eventos no dia 01/02/2012

Olá, jogadores!

Ufa! Terminado o evento, bons relatos dos dois dias de muita animação na Faculdade CCAA com o Joga Brasil. O evento, organizado pela Icon Games em parceria com a famosa rede de ensino, dá suas cartas com inovação e atenção ao principal problema encontrado pelos produtores independentes do país: oportunidade. Conforme aponta o site do evento:

“Joga Brasil” é justamente isso: um evento de jogos – todos nacionais! Venha conhecer as novidades do mercado, se surpreenda com os produtos desenvolvidos por estúdios brasileiros – e experimente em primeira mão jogos feitos no país!

Além de poder se divertir com os jogos nacionais, “Joga Brasil” ainda conta com palestras sobre desenvolvimento, mercado de jogos, experiências e resultados obtidos – tudo explicado diretamente por profissionais da área!

(…)“Joga Brasil” ainda lança um olhar sobre o passado, apresentando uma exposição que conta a história do desenvolvimento de jogos brasileiros – afinal é olhando para o passado que podemos nos preparar para o futuro!

E tudo isso, em um evento totalmente gratuito!

 

Mestre Vuê e Gunga Za, juntos mais uma vez!

Além de muitos contatos e muita troca de informação entre os principais produtores independentes de jogos do país, garantimos inúmeras boas sugestões com o crowdsourcing. A atividade levantou a seguinte questão: Qual seria o futuro dos jogos no Brasil se isso dependesse de você?

Donsoft Crwodsourcing: um exemplar do jogo por opiniões sinceras, a troca perfeita

Ótimas ideias foram coletadas e mais uma vez, os talentos nacionais – tão oprimidos – deram a voz da elevação que surge além do mainstream internacional… Ainda falta divulgação de nossas tentativas e méritos… Mas divulgação é uma estrada longa, e juntos, chegaremos muito longe por ela.

nosso singelo espaço com rede e brasilidade

No primeiro dia, além da distribuição gratuita de exemplares do premiado Capoeira Legends: Path to Freedom – Capítulo 1, foi rodado o nosso jogo interpessoal Senhores das Serpentes. Com a colaboração de 50 visitantes de variadas idades e procedências, a experiência foi memorável! Alguns relatos locais mais emocionados envolveram sensações inusitadas como “coração batendo rápido” e táticas emergentes entre pessoas que acabavam de se conhecer: prova que emoção não depende de tecnologias inusitadas ou de grandes investimentos, mas somente, de disposição, criatividade e imaginação para enchergar uma injeção de veneno no que aparenta ser somente um pregador de roupa.

Arregimentando os agentes e brifando instruções

Vitoriosos devido a uma melhor integração de seus participantes, a equipe de agentes da Bothrops Corporation (vermelhos) registrou um maior número de envenenamentos, garantindo para cada um de seus jogadores mais pacientes um belo certificado assinado pelos criadores do jogo, Rian Rezende e Guilherme Xavier.

Bothrops versus Crotalus: os Senhores das Serpentes!

Também no primeiro dia, uma mesa redonda (literalmente) com Esteban Clua, Cleber Tavares Jr, Leandro Demenciano e Guilherme Xavier discutiu os estigmas do desenvolvimento de jogos brasileiros e salientou a importânica do tema, ainda original entre os diversos eventos que lidam com jogos. A platéia empolgada fez excelentes sugestões, que registradas, serão cobertas em próximos encontros. Guilherme Xavier apresentou em seguida uma palestra destacando táticas de guerrilha para promoção de jogos independentes, alinhando com a discussão da mesa redonda anterior o caráter de emancipação de esforços e a concentração do empreendedorismo em dois vetores: ocultação e mobilidade. A mesa redonda seguinte, com os lendários Renato Degiovani e B. Piropo, misturou a tradição de boas histórias com a leveza das boas piadas.

Público envolvido e atuante nas mesas redondas e nas palestras

No segundo dia, mais tranquilo devido a chuva torrencial que caiu na cidade (para infelicidade de nossos amigos do Sul, São Paulo e Minas Gerais), o evento se voltou para os resultados do Global Game Jam, ocorrendo em paralelo com pouco mais de três dezenas de insones guerreiros cujos jogos concluídos foram recebidos com salvas de palmas.

E o que fica, meus amigos jogadores? Fica a satisfação de termos participado de um novo evento de integração, que extremamente bem organizado, já deixou sua  marca nas agendas nacionais. Para ver outras fotos, visite o site ou clique nesse link.

Foto histórica com os atores do processo

Iê!

Falando de eventos no dia 27/01/2012

No próximo final de semana, estaremos no Joga Brasil, na Faculdade CCAA (Av. Marechal Rondon 1460 – Riachuelo, Rio de Janeiro), apresentando resultados históricos, distribuindo presentes e convidando os jogadores a participar de um jogo interpessoal de muita ação: Senhores das Serpentes. Participe!

SENHORES DAS SERPENTES

Duas grandes empresas disputam o mercado da biogenética brasileira.

Mas no futuro, só haverá espaço para uma.

Quando o calo aperta… O fim justifica os meios!

Duas equipes de agentes espiões de elite se confrontam, lutando por seus patrões e usando peçonhas venenosas para vencer:

Bothrops Corporation!

Crotalus S.A.!

Um confronto onde morder a língua pode ser fatal!

Donsoft Entertainment apresenta um jogo interpessoal de vida ou morte. Use o ataque de cobras treinadas para eliminar seus rivais, tornando-se um dos Senhores das Serpentes!

Mas cuidado… Seja discreto, pois ao menor deslize, a cobra vai fumar!

Relatórios do evento e as decorrências da aventura serão postados em seguida. Iê!

Falando de eventos no dia 23/11/2011


Ontem a Donsoft esteve presente com o post-mortem do Capoeira Legends: Path to Freedom no Colégio Pedro II Unidade Tijuca (para uma galera muito animada, pronta para aprontar todas em clima de muita diversão!) A apresentação contou com a excepcional ajuda dos amigos do EArena Games e uma matéria bem legal deve sair em breve. Para todos que participaram, nossos agradecimentos especiais. Que a chuva desgraçada que seguiu não lhes tenha atrapalhado demais o retorno! :)

Falando de eventos no dia 18/11/2011

Hoje a Donsoft esteve presente com o Capoeira Legends: Path to Freedom no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Osvaldo (ICICT/FioCruz), para as apresentações do evento “Saúde em Jogo”. Um lugar inspirador com pessoas inspiradoras. Que projetos frutifiquem!